(11)

(11)

Cateter Intermitente

Gostou? compartilhe!

O cateter intermitente é um instrumento hospitalar produzido com silicone ou látex, sendo que a sonda produzida por silicone é a mais utilizada, isso porque alguns pacientes são alérgicos ao látex. O cateter é utilizado por pacientes que passam por cirurgias ginecológicas ou urológicas, e também por pacientes acamados ou cadeirantes. Quando a sonda é instalada no corpo dos pacientes alguns cuidados passam a ser primordiais. Entre eles, é possível destacar:

  • As mãos devem ser lavadas com água e sabão sempre que houver o contato com a sonda;
  • O manuseio da sonda deve ser feito com cuidado para que o cateter não saia ou entre muito na uretra;
  • A bolsa coletora deve ser esvaziada sempre que estiver na metade para evitar qualquer contratempo.

O cateter intermitente é colocado do canal da uretra até a bexiga fazendo com que esvazie com facilidade. Cabe frisar que não é recomendado que o órgão fique cheio por muito tempo, até mesmo para evitar possíveis infecções, uma vez que pacientes que passam por esse processo cirúrgico tendem a ficar com certa sensibilidade.O cateter intermitente deve ser trocado por um profissional especializado, portanto, é necessário que o paciente seja direcionado até a unidade de saúde mais próxima para tal procedimento. As sondas de silicone precisam ser trocadas a cada três meses, já as de látex necessitam da troca a cada dez dias.

Procurando por cateter intermitente?

O cateter intermitente é fundamental para pessoas em situações especiais, já que o uso da sonda faz com que os pacientes tenham boa qualidade de vida. A Estomaplast Produtos Hospitalares Ltda se preocupa com tal aspecto, garantindo que seus produtos sejam distribuídos de forma rápida e segura.